Só quem não está por dentro das situações poderá pensar que isto haja sido escrito como quem escreve uma piada:
“Relativamente ao aproveitamento, o Conselho de Turma
caracterizou-o como hilariante, uma vez que os níveis atribuídos pouco têm a
ver com o desempenho dos alunos, mas sim com outros fatores, nomeadamente: o
desejo de nunca mais os ver na sala de aula, o que se conseguirá se transitarem
todos para o ciclo seguinte; a necessidade de cumprir as anedóticas metas de
sucesso, de forma a evitar o paleio justificativo no relatório de avaliação de
desempenho e demais documentação; a vontade de evitar recursos por três ou
quatro encarregados de educação, previamente referenciados pelo conselho de
turma como "carraças parentais obcecadas com a entrada dos descendentes
para o curso de medicina" [soou uma gargalhada geral].------------
Os docentes de Expressões acrescentaram que também não
têm vontadinha nenhuma de aturar os comentários infelizes de vários quadrantes
sobre a importância das suas áreas curriculares, pelo que o nível mínimo que
atribuíram foi quatro, este para penalizar o Zezinho por nunca ter levado
sapatilhas para Educação Física, nem papel e lápis para Educação
Visual.-----------------------------------------------------------------------------
A docente de Inglês esclareceu que mais de metade da
turma não distingue ainda “yes” de “no”, mas que lhe é impossível chumbar toda
essa gente, com medo do que poderá acontecer [nesse momento, fez-se silêncio
temeroso].---------------------------------------------------------------
As
docentes de Matemática e de Português desataram em prantos, lembrando-se da
discrepância que certamente existirá entre avaliação interna e notas dos exames
nacionais, impedindo-as de se manterem camufladas na “bondade avaliativa” como
os demais [soaram exclamações de compreensão e comiseração]. A docente de
Matemática classificou ainda de “melgas inúteis” os pais e demais parentes que
acompanham vários alunos na realização dos TPC e que os instruem no sentido de
pôr em causa tudo o que acontece nas suas aulas, embora a maioria nem o nono
ano tenha concluído [interjeições de concordância], ao passo que a docente de
Português desabafou que às vezes tem ganas de imitar Espanca, só para não ter
que voltar a ler a rambóia de disparates e facadas na bela Língua Lusitana.
Nessa altura, a professora de Educação Visual contou que fora interpelada na
rua pela mãe da Tikinha, que lhe explicara que a desconcentração da criança se
devia à sua tendência artística e sonhadora [mais galhofa].
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Os docentes de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas explicaram ao conselho que, no âmbito da interdisciplinaridade, tinham decidido uniformizar os critérios de avaliação, a saber: nível três para quem tivesse pulsação, nível quatro para quem também respirasse sozinho e nível cinco para quem emitisse cumulativamente sons [olhares de admiração]. -------------------------------------------------------------------------------
Os docentes de Ciências Naturais e de Ciências Físico Químicas explicaram ao conselho que, no âmbito da interdisciplinaridade, tinham decidido uniformizar os critérios de avaliação, a saber: nível três para quem tivesse pulsação, nível quatro para quem também respirasse sozinho e nível cinco para quem emitisse cumulativamente sons [olhares de admiração]. -------------------------------------------------------------------------------
As
docentes de História e Geografia declararam que não abdicavam dos seus
princípios, pelo que tinham atribuído nível dois a um aluno que nunca
compareceu [silêncio constrangedor]. O diretor de turma sugeriu que se
alterasse para “dois mais”, o que mereceu concordância de todos, quanto mais
não fosse para não terem que aturar os chiliques pedagógicos do Gabinete de
Psicologia. ------------------------------------- (...)”
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