sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Alargando horizontes


Um dos microorganismos encontrados (texto e foto aqui, no DN)

Cientistas britânicos acreditam ter encontrado vida extraterrestre na atmosfera. Estão convencidos de que uma série de microorganismos voadores na estratosfera, a 27 quilómetros de altura, não podem ser provenientes do planeta Terra.

Um grupo de investigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, afirma ter encontrado formas de vida extraterrestre na atmosfera do nosso planeta depois de analisados os dados recolhidos por uma sonda enviada à estratosfera. Os resultados desta investigação foram publicados no Journal of Cosmology.

Milton Wainwright, do Departamento de Biologia Molecular e Biotecnologia da Universidade de Sheffield e diretor do estudo, está convencido de que uma série de microorganismos voadores existentes na estratosfera, a 27 quilómetros de altura, no podem proceder do nosso planeta.

"A maioria das pessoas dirá que estas partículas biológicas devem, forçosamente, ter proveniência da Terra mas é sabido que uma partícula das que encontrámos não pode elevar-se desde a Terra até tal altitude. A única exceção seria ter ocorrido uma violenta erupção vulcânica (que empurra essas partículas para cima), mas nada disso sucedeu durante os três anos em que recolhemos as nossas amostras", explicou.


A sonda - uma espécie de balão concebido para ir até à estratosfera - possuía lâminas de microscópio que só foram expostas à atmosfera a 27 quilómetros de altura.

Sem comentários: