sexta-feira, 20 de julho de 2012

Saravah, hermano Saraiva




  Irmão Saraiva, amigo Saraiva, compadre Saraiva, Dr. Saraiva ou, tão simplesmente, José Hermano Saraiva.

  Companhia proveitosa de tantos programas televisivos com cabeça, tronco e membros, este era um homem que aqui neste espaço se estimava. Creio dizer bem – e foi há cerca de meia hora que soube do seu falecimento.

  Eu hoje andei por fora, com amigos de fresca data e só há bocadinho voltei ao ninho portalegrense do Atalaião. E foi a minha neta, que também gostava dele, quem me deu a notícia.

  Conheci este homem em 2001, quando me deu o gosto de entrar num programa dele, desta feita sobre José Régio, em vista de eu ser nessa altura o responsável do Centro de Estudos da Casa-Museu do autor de “Davam grandes passeios ao domingo…”.

  Durante uma manhã e uma tarde – tempo usado nas filmagens e num almoço à maneira na apreciada “Casa Poeiras”, mesmo ao lado do Palácio dos condes de Avilez – conversámos as três conversadas, como se diz em vernáculo alentejano. Ou para ser mais exacto: eu ouvi-o principalmente, não porque ele monopolizasse a conversa mas sim porque era um gosto ouvir o seu discurso entusiasmado, interessante e vivo, repleto ora de imagens ora de informações cheias de propósito. A vitalidade daquele homem, na altura já com 82 anos, era impressionante. E era uma coisa extraordinária contemplá-lo ali ao vivo, com os maneirismos e características celebrizadas pela tv…!

  Um personagem, um historiador e um ser humano que me foi grato conhecer.

  Aqui o evoco e celebro, hermano nosso.

  Saravah, Dr. Saraiva!

  ns

Sem comentários: