sábado, 21 de julho de 2012

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

  


  Voltei por instantes, para dizer ainda o que se segue e que enviei também, por email, à confraria.

  O nosso confrade Vicente Páscoa, que agora se encontra definitivamente em Portugal após uma estadia de 14 anos na Bélgica, publicou no forum do DN o que aqui se dá a lume e tem vindo a ocupar as atenções dos jornalistas e leitores daquele órgão nacional e. por extenso, afinal todos os publicistas do país. Ouçamo-lo então:

   A questão do "comentário livre" versus "comentário moderado" ou "censurado", liga-se profundamente à questão da Democracia e da Sociedade tutelada. Mas como? Aqui é que está o busílis. Ora bem: a meu ver o problema põe-se agora porque pela primeira vez houve em Portugal um debate sério e a sério.

   Até há bem pouco isso não acontecia porque ninguém punha em causa eficazmente o facto de haver uma clique (política, amparada em publicistas "da corda" e com boa boca e disposição) que punha e dispunha enquanto o geral do poviléu não piava. A Crise veio modificar os dados da questão: deixaram esses senhores de ter "poder de vida ou de morte" sobre o discurso societário. Os comentadores são emanações do cidadão comum.








   O medo vai-se perdendo. E como o medo se vai perdendo e a clique dominante já não controla eficazmente, aparecem comentadores enraivecidos, ou "a soldo" da agit-prop, que desbocam e desbancam o discurso. Isto é o índice seguro de que o País administrativo se esboroa!

  A clique dominante, a que a lógica de formações típicas e com cassette subversiva afinal justifica, já não sabe o que fazer e faz uma fuga para a frente: primeiro tentando instaurar a "lei da rolha", informalmente, dentro em breve criando formas legais que permitam a prisão de contestatários. E se fosse com a gerência anterior, dominada por um indivíduo sem princípios, um aventureiro político típico, ainda seria pior: seria uma espécie de Venezuela com "safanões a tempo"!





2 comentários:

RioD'oiro disse...

Este livro deveria ser lido mais vezes:

http://www.amazon.com/The-Anarchistic-Colossus-Van-Vogt/dp/0441022553/ref=sr_1_fkmr0_3?ie=UTF8&qid=1342908742&sr=8-3-fkmr0&keywords=the+anarchist+colossus+vogt

Anónimo disse...

Boa artigo, bom comentário.
Este comentador Rio d'Oiro que já conhecia de Fiel Inimigo, é do mais lúcido que anda pelos caminhos interactivos. Tem sempre uma palavra, uma frase ou uma recomendação inteligente para sublinhar ou infirmar se é caso disso.
Absolutamente de acordo com a sua sugestão.

Eiró