segunda-feira, 1 de abril de 2013

Da crise do excesso de falta de abundância





Pode-se ler aqui.


Investigadores alemães concluíram que o aquecimento global contribuiu para um Inverno mais chuvoso e prolongado e que o Verão este ano não vai ser muito quente.


Filipe Duarte Santos, professor catedrático especialista em alterações climatéricas, disse, em entrevista ao Correio da Manhã, que o aquecimento global contribui para Invernos mais severos.
«No Ártico, existe uma grande quantidade de gelo a flutuar que, de ano para ano, está a perder extensão e espessura devido ao aquecimento global. Com menos gelo, há mais água a absorver radiação e a aquecer», explicou.
No entanto, o que está a surpreender os investigadores é o facto de o ar polar Ártico estar a ficar mais quente e a alterar a circulação global da atmosfera, empurrando o ar polar frio para latitudes mais baixas.
«Nas nossas latitudes (o ar polar do ártico), provoca um acréscimo de precipitação, apesar de a tendência ser para maiores períodos de seca. Estamos com uma Primavera com muita chuva, mas para o ano já poderá ser de muito calor. O certo é que teremos fenómenos mais extremos», disse  Filipe Duarte Santos

2 comentários:

RioD'oiro disse...

Está mais quente? É um acontecimento extremo causado pelo aquecimento global.

Está mais frio? É um acontecimento extremo causado pelo aquecimento global.

Nada se passa? É um acontecimento extremo (nada é extremo) causado pelo aquecimento global.

Há 40 anos já era assim, mas causado pelo arrefecimento global.

https://www.youtube.com/watch?v=OqsRD4HPtH0

... fora isso, tudo bem.

alf disse...

Que lata!!! A teoria do aquecimento global já deu com os burrinhos na água há muitos anos, já se sabe que não há aquecimento nenhum há mais de uma década, pelo contrário, há arrefecimento; o famigerado painel climático já foi extinto e mesmo assim estes indivíduos continuam a insistir nas asneira (que tão útil lhes foi na altura...)