terça-feira, 24 de abril de 2012

TEXTOS DIVERSOS (1)




  A DEMOCRACIA DELES…



“Mário Soares, no seguimento de declarações de Vasco Lourenço, diz que não participará nas celebrações oficiais do 25 de Abril” – dos jornais
  
  Soares, que de acordo com observadores bem colocados sempre foi um perito em camuflar a sua vaidade e videirice política amparado em activistas da mesma lavra como os almeidas santos da sua "entourage", nesta última fase da sua vida destapa-se e mostra a sua verdadeira face de prepotente (caso da multa), de insensato (não teve uma palavra para exautorar Sócrates ou Constâncio) e de, finalmente, antidemocrata quando contrariado no seu querer.

 Não apela à sedição, parece assumir já a própria face desta; alegadamente rancoroso e falso irmão, talvez julgue pôr na balança prestígio para tombar um prato - mas prestígio já não terá, o Povão agora já o conhece, já o situou: o ex-político eventualmente capaz de tudo, simbolicamente falando, para destroçar os adversos, mesmo que tal prejudique a Nação que votou de maneira que lhe não agrada.

   Um caso lamentável de aparente pedantice, perigosa e mesmo ridícula. Este indivíduo, na opinião de muitos, um dos responsáveis, por acção e omissão posterior, do estado a que chegámos, agora parece postular uma verdadeira golpada, bem como outras figuras reumáticas do mesmo jaez. 




 Nicolau Saião, Eles


   É a democracia que estes benjamins entendem? Seria triste, se não fosse simplesmente um exemplo de como, perdido o poder de que disfrutaram, perdem também a noção da dignidade democrática e verdadeiramente cidadã.

3 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo, cara. Conheço o ambiente que desvenda. Saravah!

A.Ferraz

alf disse...

um verdadeiro político sabe que o papel do político é contrabalançar o poder dos ricos, do que agora se chama eufemisticamente "mercado"; um verdadeiro político sabe que quem ocupa agora o poder político faz o oposto, está ao serviço do mercado e não do povo e que a consequência disso é a miséria para toda a gente excepto um pequeníssimo numero de ricos; um verdadeiro político está de luto porque já não há políticos; um verdadeiro político não pode ter alegria na alma para comemorar seja o que for.

O cidadão comum continua a deixar-se ir no engano, sem perceber que lhe quer mal quem diz que lhe quer bem; sempre assim foi e será.

Anónimo disse...

Este comentarista Alf tem razão na maioria, eu acho não tem no fim que diz e é, sempre será. Assim tira esperança em futuro e diz parecido com os extremos eles não deixam vida aberta a cidadãos. Eu acho haverá melhoria e, digo os cdadãos devem lutar pela melhoria, os politicos maus não ganharão em sempre. Senão que resta a nós todos não será? É desespero demais.

Mireille Darcy