sábado, 18 de maio de 2013

ELES SÃO OS MESTRES… DA CULINÁRIA!





   Um dos casos mais interessantes de todos os séculos, mas principalmente da modernidade e da época contemporânea (dada a emersão da consciência histórica assinalada, entre outros, por Pérec, Simmel, Sidney Hook…) é o das modas comportamentais que, sendo um verdadeiro fenómeno societário, circulam através dos anos de forma indiscernível.

   Na nossa “democracia tendencial”, protagonizada por uma classe dominante geralmente sacrista e hipócrita cujo provincianismo estrutural a faz efectuar cá, em cópia alfacinhista ou regional, ritmos naturais (ainda que nefandos) dos granjolas de lá; e que uma classe média de “fraque roto” tenta imitar em sucedâneo, a imagem de tal facto é uma coisa típica e aflitiva.

   Quem não se lembra das conversas - fosse nos mídia ou nas escritas - a que se entregavam “emissores de opinião” representativos da sua classe, forcejando por estatuir que a culinária e a gastronomia era cultura fundamental (o que sempre se soube…) como se estivessem a descobrir a pólvora?

   O que essa gente visava era, claro, poderem encher o bandulho sem má-consciência, enfrascarem-se divinalmente sem se sentirem mecos tabernículas, exibirem o charuto sem se antolharem exibicionistas meio-freudianos…

   Nos últimos tempos tem tido largo curso aquilo a que chamam, com potência e desenfado (?) erotismo, livre comportamento, etc. E multiplicam feiras, exposições…

  E isto curiosamente num país que acima dos outros pares segue fazendo a vénia às sacristias e às entidades do perímetro sacral – veja-se a referência  escabulhada – e que provocou na colectividade ora o gáudio ora a irrisão - do mais alentado magistrado da nação, o nosso estimado Prof. Cavaco que Noss’Senhora de Fátima proteja.

  Fará pois sentido dar um novo olhar ao texto já publicado neste blog, o qual, infelizmente, parece ganhar novos perfumes e novos volteios… lusitanamente falando.

2 comentários:

Anónimo disse...

É do mangalho!!!

Ana Peres

Anónimo disse...

Do charuto, do charuto. Essa do charuto vai direitinha para el culo dos que a gente sabe. Façamos com que passem a fumar só beatas, carago.

Nortenho mas benfiquista