sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Duas notícias, algumas interrogações



O meu silêncio não é casual. Tenho andado, desde há uns dois meses, para escrever um texto sobre a minha avaliação da actual situação que se vive em Portugal e dos desfechos que julgo podermos esperar. Mas é-me tão doloroso exprimir o que penso a esse respeito, que tenho vindo a adiá-lo sucessivamente. Creio, no entanto, que será inevitável fazê-lo por mais ninguém do que por mim próprio, e que o farei nos próximos dias.
Por hoje, no entanto, deixo à consideração de quem esteja para me aturar algumas interrogações ocasionadas por duas notícias que li, ambas no DE.
A primeira, aqui:
Não conhece Portugal, mas garante que o país tem alguns economistas maravilhosos. Alvin Roth, 60 anos, professor de Harvard, que este ano se encontra em Stanford, é um dos dois galardoados com o "Nobel de Economia 2012". Lloyd Shapley, de 89 anos, da Universidade da Califórnia foi o outro premiado neste casamento Nobel, que juntou um homem da teoria (Shalpey) com um homem da prática (Roth). O resultado: desenvolveram, de forma separada, modelos sobre como associar diferentes agentes para optimizar a oferta e a procura em áreas nas quais as tradicionais regras de mercado ( em que o preço se ajusta de forma a que a procura iguale a oferta) não se aplicam.
Numa troca de emails com o Económico, Alvin Roth, que teve a capacidade de aplicar a teoria de jogos ao mundo prático, referiu que considera que "a economia é sobre a vida" porque "os economistas estudam a forma como as pessoas fazem escolhas. E procuram saber quem é que ganha o quê e como é que a coordenação e a cooperação moldam os resultados da vida." Sobre a actual crise financeira, ressalva que não tem uma visão profunda por ser um micro e não um macro economista. Refere, no entanto, que " é claro que muitos mercados financeiros deverão precisar de regras diferentes, na medida que um maior número de instituições, que não são denominadas de bancos ou de companhias de seguros, começam a trabalhar com as mesmas funções (ainda que não reguladas)."
Ainda em entrevista, Roth mostrou ter bastante admiração pelos economistas portugueses. E adianta mesmo que "em Portugal existe um bom grupo de teóricos de matching (matching theorists) em Lisboa, onde se inclui a Joana Pais". Outro dos nomes mencionados foi o de "Miguel Costa Gomes", com quem o Nobel trabalhou dois anos em Harvard."
É um génio", diz Costa Gomes sobre Alvin. Quem também tem muita admiração pelo Nobel é Joana Pais, professora do ISEG e especialista em Matching. "Conheço o professor Alvin, por quem fui convidada a passar uns tempos em Harvard", explica.
Mas a ligação de Alvin ao mundo lusófono não fica por aqui. "Não sei se serem de língua oficial portuguesa conta, mas a melhor professora brasileira de teoria de Matching é a Marilda Sotomayor. A Marilda foi co-autora, em 1990, no meu livro sobre Matching." 
Em declarações ao Económico, Marilda, que é professora da USP e cuja família tem origem portuguesa por parte da mãe, diz não se sentir injustiçada pelo Nobel ter sido só para o seu co-autor. E esclarece: "Houve essa confusão (de quem é seria a autoria da descoberta da equivalência dos algoritmos) na literatura e ainda há. Mas o mérito não é meu, e sim do Gale. Tenho as correspondências travadas sobre esse assunto com Gale em 1976. Além do livro, escrevi vários artigos com Alvin Roth quando ele trabalhava em Pittsburgh. Ele me enviou um email dizendo: 'Congratulations to you too! I shared with you much of my work!'. A ida dele para Harvard foi um passo à frente."
Sobre o prémio Marilda Sotomayor, co-autora do Nobel em "Two-sided Matching", explica: "O prémio que Alvin Roth e Lloyd Shapley receberam é sobre matching, e a importância de maching para a Economia é que Economia é sobre a vida real e o matching tem inúmeras aplicações à vida real. Através dessa teoria, vários mercados têm sido melhor entendidos, o que tem ajudado na sua organização.
A teoria dos matchings estáveis foi introduzida por David Gale e Lloyd Shapley em 1962, com o artigo "College admissions and the stability of marriage". A teoria dos matchings estáveis tem evoluído desde o artigo de 1962 e o conceito de matching estável tem se estendido. O algoritmo de Gale e Shapley tem encontrado inúmeras aplicações na vida real, em mercados não somente de escolas e estudantes, mas também em mercados de distribuição de médicos e hospitais nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha".
Primeira pergunta:
Porque é que, tendo Álvaro Santos Pereira  - segundo os conhecidos cães-de-fila da política portuguesa e a habitual matilha de caniches da social-comunicação que os secunda, "O desaparecido", "O inócuo" e por aí fora -  dado uma conferência de imprensa, transmitida pelos canais noticiosos da SIC, da TVI e da RTP, em que expôs detalhadamente o plano de estímulo à economia a pôr em prática já até Dezembro, nem uma palavra que se referisse a essa conferência foi divulgada através do SAPO, do Clix, no Correio da Manhã...? Só o DN lhe fez uma referência quase insignificante, atendendo à importância de que ela, segundo a própria social-comunicação, se revestiria. Ao contrário, continuou a publicar uma chuva de notícias alarmantes (escrevi primeiro, sem querer, "alarmentes", ai o avô Freud...!) sobre as medidas anunciadas por Vítor Gaspar.
Segunda pergunta:
Porque é que, no debate recente em que, entre outros, participaram o ponderado e directo Vítor Bento e a ressabiada Manuela Ferreira Leite, a "comunicação social televisiva" transmitiu os ataques desta à política económica do governo e não dedicou um segundo sequer à intervenção de Vítor Bento, que contrariava os fundamentos desses ataques?

A segunda notícia, aqui:
A economia islandesa, a primeira ser resgatada após a crise de 2008, baixou a taxa de desemprego de 12% para 5% em dois anos.
"Fomos o primeiro a cair, mas também somos o primeiro a sair da recessão. Se há uma lição a tirar da recuperação islandesa é que a austeridade, por si só, não funciona", disse Össur Skarpheoinsson, chefe da diplomacia da ilha.
Após o colapso bancário do país, Reykjavik recebeu 2,1 mil milhões de dólares e doseou os aumentos de impostos com a desvalorização da moeda.
A economia caiu 6,8% em 2009 e 4% em 2010, mas desde o ano passado que regresso ao terreno positivo com um crescimento de 3,1%. Este ano deve voltar a crescer 2,8%, depois do governo ter liquidado mais cedo o empréstimo do FMI (sublinhado meu).

Outra pergunta:
Porque é que poucos órgãos da "comunicação social" referem que essa taxa de desemprego vem em paralelo com a liberalização do mercado de trabalho na Islândia? Não lhes ocorre qualquer relação de causa-efeito, neste caso?

2 comentários:

RioD'oiro disse...

Como se pode afirmar que a austeridade não funciona se ...

"e doseou os aumentos de impostos com a desvalorização da moeda."

?

Aumento de impostos em X somado à desvalorização da moeda em Y resulta em austeridade de X+Y.

Joaquim Simões disse...

É... São burros ao ponto de nem sequer repararem no que escrevem.