terça-feira, 23 de outubro de 2012

INATEL socialista







O Má Despesa Pública continua a receber e-mail de denúncias de trabalhadores da Fundação Inatel que fazem chegar ao ministro da tutela, mas que não obtêm qualquer resposta. 
“Os 4 anos de administração de Vítor Ramalho como presidente da Fundação INATEL foram férteis em despesismo, favorecimento aos seus amigos, gestão danosa, falta de transparência, mas sempre demonstrando muito empenho e carinho pelos socialistas da distrital de Setúbal”, refere uma das missivas. Aqui seguem, por tópicos, algumas das denúncias:

(imagem obtida aqui)

1. “Nestes 3 anos entraram mais de 300 pessoas, principalmente vindas das hostes socialistas do distrito de Setúbal para ocupar todos os cargos de relevo (e muitos foram criados para lhes dar o que não tinham, visibilidade). Alguns passaram para o quadro com apenas um ano de contrato, aqui não há precariedade”:

2“O artista cantor polivalente Carlos Mendes veio como Director da Director Cultural, passados meses como não se adaptou e também passou a assessor, mantendo o ordenado, regalias sem exercer qualquer actividade. Vai à Fundação em média  uma vez por semana”.

(imagem obtida aqui)

3 “As antigas delegações que passaram a agências, além de terem cada uma, um director (a maioria do PS, claro!) passaram a ter uma coordenação regional de delegados, além dos 21 directores, há mais 5 delegados regionais, além destes e ainda um coordenador nacional das agências, Rui Máximo”.

4. “O Ciclo de conferências em parceria com a Fundação Mário Soaras, realizado pelas país, nas diferentes capitais de distrito, que apesar de algumas focarem temas com algum interesse, nada tinham a ver com a missão e áreas de actuação da INATEL. Não trouxeram qualquer tipo de retorno para a Inatel. Não foi mais que uma acção promocional do Sr. Presidente com a ajuda do seu padrinho de longa data Dr. Mário Soares que custaram à casa 70 000,0€ mais as respectivas custas de alojamento, restauração e transportes de alguns colaboradores próximos do presidente, da própria administração e alguns dos seus convidados”.

(imagem obtida aqui)

5. O Director de Marketing (...) deve passar muito tempo a trabalhar para a Distrital de Setúbal e para o seu restaurante, porque para esta casa não é de certeza.

6. “Há também uma curiosidade muito interessante nesta casa que são os cargos Vitalícios (...) como é o caso do provedor, pobre senhor, porque não vai para casa, sempre são mais 42000€ que ficam em casa”.

7. “O presidente Vítor Ramalho oferece 25 quartos na Unidade Hoteleira de Santa Maria da Feira à CGTP-IN para os participantes na marcha contra o desemprego que houve no dia 8 de Outubro, não vão os pobres senhores depois de marcharem contra o governo, não terem um sitio digno para pernoitarem”.


No fim, escreve este grupo de colaboradores: “A instabilidade, a desconfiança, o despesismo e o esbanjamento que se vive na Fundação Inatel é de tal ordem que o ambiente é de cortar à faca. Senhor Ministro, fazemos um apelo urgente, tome decisões rápidas, com esta gestão, uma instituição que se orgulha de existir hà 76 anos, não vai durar mais 3. Não aguentamos assistir a esta destruição, é que nós morremos com ela”.

O livro "Má Despesa Pública" traz à luz do dia mais casos de má gestão no Inatel.

1 comentário:

Anónimo disse...

E não se pode...investigá-lo?

Mochila