terça-feira, 26 de junho de 2012

COMO??!!



(imagem recolhida aqui)

Diz-se aqui:
O Tribunal Criminal de Lisboa acabou de dar como provados todos os pontos da acusação contra o deputado socialista Ricardo Rodrigues e condenou-o por um crime de atentado à liberdade de imprensa. O deputado apanhou 110 dias de multa e tem de pagar 4950 euros ao tribunal.
O Expresso contactou Ricardo Rodrigues. O deputado disse-nos que pensa recorrer da sentença, pelo que só a comentará depois de transitada em julgado. 
Em abril de 2010, durante uma entrevista que decorria numa sala da Assembleia da República, Ricardo Rodrigues 'perdeu a cabeça' com uma pergunta sobre o seu envolvimento num caso de pedofilia nos Açores. O deputado levantou-se e pôs no bolso os dois gravadores que estavam sobre a mesa.
Ricardo Rodrigues foi tão rápido que os jornalistas da revista "Sábado", Fernando Esteves e Maria Henrique Espada, nem deram pela falta dos gravadores. Quando repararam, ainda confrontaram o deputado socialista, que recusou devolver o material. Mas Ricardo Rodrigues esqueceu-se de que a entrevista estava a ser filmada e as imagens foram divulgadas no site da revista e pelas televisões.
O deputado socialista, que é o representante no Parlamento no Centro de Estudos Judiciários, foi acusado pelo Ministério Público de atentado à liberdade de imprensa. Em tribunal, Ricardo Rodrigues alegou que as perguntas que lhe estavam a ser feitas eram ofensivas e alegou o direito à ação direta para se defender.

Pergunto:
- como pode o PS manter como militante alguém com o nível ético deste indivíduo, sem implicitamente se identificar com ele?
- como pode a AR tolerar, sem se rebaixar ao mesmo nível, que alguém como o sr. Rodrigues diga representar qualquer cidadão português?
- como podem os portugueses ficar calados perante isto, sem se sentirem responsáveis pela sua própria extinção?

6 comentários:

confraria_da_alfarroba sociedade de irresponsabilidade e limitada disse...

caro josé gonzaço;...
as três perguntas que coloca à apreciação do leitor são respondidas com grande simplicidade: PODEM.
e PODEM sempre na medida em que 50% dos cavalheiros (digo 50 % sem receio de especular ou com a certeza de cometer um erro por defeito) que se sentam na assembleia têm, como sói dizer-se, o rabo preso... PODEM porque s. bento é um enorme aquário cheio de tubarões que têm como prática devorar o peixe miúdo e, sobretudo, porque se sabem proteger muito bem ainda que aparentem o contrário.

Anónimo disse...

O farfalhante deputado Rodrigues pode fazer o que lhe der na gana porque o PS tem o mesmo nível
ético que ele. Por isso é que ele lá está, lá o consentem e lá o apoiam. Tão simples como isto.

Marco Vicário

José Gonsalo disse...

Caro Confrade Alfarrobeiro:

O post não reflecte um espanto ingénuo ou mesmo uma indignação bem intencionada, mas um apelo. Só retoricamente é um "COMO??!!"; de facto, é um "VAMOS A ELES!!".

confraria_da_alfarroba sociedade de irresponsabilidade e limitada disse...

só se for a todos!... mesmo todos. todos em absoluto.

José Gonsalo disse...

Confrade Alfarrobeiro:

Tenho horror aos absolutismos, quer aos políticos quer aos teóricos: nunca deram bom resultado. Condenar um grupo não significa que todos os seus elementos sejam condenáveis (embora, a meu ver, no caso da AR e dos partidos em geral, sobrassem poucos).

confraria_da_alfarroba sociedade de irresponsabilidade e limitada disse...

e então?...
ou tudo ou nada... caso contrário seremos demasiado ou - se quiser - absolutamente injustos.
melhor: seremos partidários - logo cúmplices...
ou não será?
deixemo-nos de coisas... eles comem todos da mesma gamela. todos os sabemos mas desculpa-se alguns porque fazem parte do clube das simpatias. e isso não vale... é jogo viciado.
pois.