segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lisboa, o filme




Fotografia tirada pelo próprio Fonseca e Costa aos ferimentos provocados pelos assaltantes (Foto: DR)

O cineasta José Fonseca e Costa foi vítima de um assalto violento com tentativa de degolação numa rua do Bairro Alto, em Lisboa, quando se dirigia para o prédio onde mora, na madrugada de domingo.

O cineasta conta que “pouco passava da meia-noite” quando foi abordado a cerca de cem metros da sua casa na Rua Nova do Loureiro, por um homem que lhe encostou uma navalha à garganta. 

“Depois de um golpe de gravata feito com mão de mestre”, foi “atirado ao chão e pontapeado sem dó nem piedade”, descreve Fonseca e Costa, num texto de opinião enviado ao PÚBLICO e que será publicado na edição impressa e na edição exclusiva para assinantes de terça-feira.

A violência do assalto foi tal que o cineasta de 78 anos teve de ser assistido no Hospital de S. José, onde recebeu tratamentos a um corte feito na zona do pescoço. No domingo à tarde estava já em casa.

Falando de uma tentativa de “homicídio frustrado” , Fonseca e Costa culpa a Câmara de Lisboa pela insegurança que se vive naquela zona da cidade, que está transformada “numa lixeira, com ruas sujas, escusas e escuras que são uma tentação para os criminosos”. O cineasta lamenta ainda a ausência da Polícia Municipal na rua onde mora, que está “abandonada e triste”. 

Segundo o jornal i, os autores do assalto, um casal, foram já detidos pela PSP. Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP confirmou a este jornal que o assalto terá sido perpetrado “com o recurso à força física”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que carallo! Quase que fazem passar o cineasta por uma vítima e o pobre assaltante (resultado da crise não o esqueçamos, se não acreditem perguntem ó Xico ou ó Jarónimo e ele pudrá dizer-lhes). Eu, em vez de se referirem às coisas negativas, que aliás num sei se sarão berdade, aquilo das ruas sós e sujas apesar do dr. Costa andar sempre a varrer e a limpar, daria relevo às positivas, como sejam o impecável golpe de gravata, reconhecido pelo próprio Fonseca. Que é que disse que não temos cá assaltantes competentes? O Cavaco, e não é parvo, bem se farta de apelar à competencia! E o Fonseca, quem o manda trazer eventualmente massa no bolso? Se andasse teso já não corria riscos, ou se corresse pelo menos não era roubado. Esta gente nunca está contente, carallo.

Puto de Oeiras

Anónimo disse...

Acentuou-se no tempo do alegado Pinóquio o sentimento de impunidade.O que faz os criminosos, ooops, os pobres bandidos coitadinhos, serem assim docemente violentos, é terem a sensação de que pouco ou nada lhes acontecerá. Mas não se aumente para 40 anos o mínimo de prisão por homicídio, ooops, envio para um mundo melhor, nem se dê 25 anos a um violador, ooops, amigo do amor ríspido. Isso é pouco humano, eles precisam é de carinho! Ai se o BE estivesse no poleiro! Ou pelo menos o PC! Mas não, é só a burguesada que nem aprendeu com o grande Chavez, que um dia disse: "Eu, se fosse a vocês, até usava não uma pistola mas 2 espingardas". Bendito homem!

Irmão do Puto de Oeiras