sexta-feira, 1 de março de 2013

UM POUCO DE PARAÍSO (7) - CASA & OUTROS MISTÉRIOS







 (Dedico este bloco a Giorgio Tsoukalos, Erich von Daniken,
Linda Howe e reverendo Michael Carter)






POEMA
             
1.  A antiga casa    não lhe mexam. Não procurem
     desfazer-lhe os sinais que as sombras
     lhe deixaram. Os canteiros
     que fiquem com pedaços de cacos,  velhas
      rugas sob os alicerces. Plantas
      que o silêncio gerou anos e anos
      às telhas se misturem.
      Os dedos,  não lhos marquem
      com óleos,   tintas,   cores
      em toda a frontaria e nas traseiras
      E as nódoas de musgo, a cansada ferrugem, as
      flores quase desfeitas
      abandonem-lhas. Não lhe pintem
      também a luz
      que o tempo debaixo do cimento faz ficar
      - o sol,  o vento,  a chuva -
        mágoas e alegrias dum século
        mais que incolor e vago.

        Absorto e parado
        que tudo sempre idêntico
        sepultado nas crostas sem limites
        fique    como os minutos da terra,  assim desfeitos.

        A brisa,  como em sons
        de vida e morte
        nas janelas abertas    passe
        - lamento reflectindo a memória
        lenta das vozes.

        Que as asas lhe resguardem a quietude. Que o sol
        a vele e adormeça sua paz final. Que o Outono
        lhe acalente a ausência:  porque  já nada pode
        agora transtornar
        a velha moradia
        - os campos,  em redor,  são o disfarce
        de milhares de coisa já perdidas -
        aranha minúscula subindo
        os tempos invisíveis
        laços para sempre desmanchados, porta
        que se entreabre e une   finito e infinito.

   2.  Não nos falta o sentido
        que entre inúmeras casas se tresmalha
        um Agosto   ou um Fevereiro   supostamente
        fugaz
        quando o cansaço cinge o Mundo
        e encerra
        em si mesmo
        o feroz nome que os outros meses têm.

        A guarida final
        conserva o vestígio das mãos
        e das figuras
        que as casas erguem    ponto a ponto.







    3.  A rua é mais a Sul
          e tem por dentro recordações
          - velhos lugares que um sopro desvelou -
          o mar, pessoas, pedras
          acumulação de signos e raízes
          que de mineral têm
          apenas a ausência. No ar se firmam
          num quarto   ou numa sala
         como recantos cedo destroçado
        algures e em qualquer
        latitude e longitude
        como outrora   entre a turba
        alguém a quem amámos.
 
        As ondas   na manhã
        nenhum som ou sinal
        erguem em nós
        na terra que começa
        - amora opalescente
        até ao horizonte
        entre pedras e folhas   entre
        meridianos cruzados -
        e a promessa que os troncos
        anunciam
        desfaz-se
        (um bosque bem real
        mas que desaparece
        como em “flashes” sucessivos)
        como, no Inverno, uma ave que passa
        como uma notícia num jornal antigo.

       O dia vai partir, parte
        finalmente. O negrume parece
       um negrume disforme  (  e é apenas
       uma penumbra excessiva
       como um soluço, como
       o  velho choro que os Pais
      sempre conhecem). As sombras, na manhã
      - nessa manhã que a memória nos oferta
       para que mais soframos, ou então
         para que o riso frio se apresente -
        renovam-se e repousam
        sobre os muros desgastados. (No Café
        que havia a uma esquina
        alguém crava num tabique
        um prego onde alguém pendurará
        o retrato de alguém ou calendário
        de dias que alguém terá).

        A noite, ir-te-ás tu? Provavelmente sonhas
        com as chamas que sobre os rostos ruflam
        diurnas crispações   
       de claridade   ou de recordação
        e ao longe
        como fotografia
         que a um canto sobreviveu
          o mar faz  pressentir
          a mágoa que docemente aflora
          os nossos dedos queimados.

      4.  Assim, que ninguém trema. Digo
             entredentes e apalpo
             os papéis onde luzes, corpos que zumbem, um comboio
             cobram existência. Um moscardo, mais leve
            que a sua própria efígie
            recomeça, na noite, o seu branco
            ondear. O suor
          
            mancha os lençóis, a camisa
            que usávamos a esmo   e que tão bem
            acompanhou visões e pensamentos. A cal  é como um
            desejo aberto, os muros
            prolongam o silêncio, como um dorso numa cama
            apaziguado. Como um corpo entre duas
            cidades, aguardando em silêncio
          
            o tempo que não veio, o tempo
            entre ruas esperando para sempre.



Génesis, cartão para tapeçaria


          
       CARTA DE SAMYAZA RAFACALE AO SEU AMIGO AZAZELO EYQUEM DE REICHNAU, DUAS SEMANAS APÓS TEREM POUSADO NO PLANETA NÚMERO TRÊS A QUE CHAMARAM EUROBOROS E ANTES DA MUDANÇA DE ESTAÇÕES A QUE DEPOIS SE IRIA CHAMAR INVERNO/PRIMAVERA

Caríssimo:

Não é preciso dizer-te que isto a princípio foi monótono: amarração, desprendimento, notação de azimutes, um pouco da Teoria dos Contínuos, muita indecisão entre ficarmos mesmo na ilha ou irmos até ao continente que se divisava, horas altas, para além das montanhas com as suas cúpulas de neves eternas que pareciam sair da neblina que a certas alturas do dia cobria o mar.
O comandante Theos Gallipoli (tu sabes, o tal que depois foi nomeado pelo Conselho logo a seguir ao conflitozinho com os de Inergaum o que se calhar até foi por cunhas mas não vamos agora por aí) deu ordem para que a princípio ninguém saísse, o que constituiu uma estucha que tu nem calculas. No entanto, a breve trecho teve de se deixar de coisas, até porque depois de tanto tempo de navegação a malta estava realmente atormentada. Um dia vi materializar-se, mesmo na minha frente, a figura de meu tio Asmodeu, como sempre com um copo de boa pinga na dextra enquanto recitava pausadamente a partir dum velho manuscrito que balançava na sinistra: “A vós, os embusteiros, que o infinito passou a provérbio / direi apenas que havereis de ver / num canto do jardim e às escondidas / uma simples cadeira / um artefacto / para as mais formosas, aquelas / que melhor irão dançar. Nos anos a vir / vos serão revelados /os certos e justos condimentos sobre as mesas: / só sangue numas / só terra noutras mais / E por isso havereis de as mãos passar/ sobre as colchas das alheias camas / em quartos serenos e alegres. Havereis de saber / que a vossa imagem está por detrás / só de branco ou de negro vestida / Como vosso pai venerável / num outono ou num verão /sem intervalos nem sonhos.”. Pareceram-me palavras proféticas, mas não o vou jurar. Em todo o caso posso garantir que não se tratou dum holograma nem mesmo duma projecção mental daquelas que o velho Mummu Tiamat, disfarçado de deus do Caos, nos propiciou para nos chatear aquando da nossa viagem a Bifrons, quando eu ainda era tenente e tu um oficial geómetra. (Belos momentos ali passámos, lembras-te meu colhudo, cala-te já!). Jamais te mostrarei, asseguro-te, a fealdade do mal, falam-me em que há por aqui uns cabelos negros um pouco encaracolados e é verdade, uns olhos assim deste tamanho, ai ai, dizendo com o espírito que encontramos nos melhores momentos, em resumo traduzo-te sem querer ter graça e é garantido: o Samael está a perder as penas da asa direita, mas adiante. Ia eu dizendo que as Obras do Tempo nos fizeram passar de um plano a outro, então eu fui ter com o comandante e resolvêmos que iria eu e vinte e seis outros, a princípio, apalpar o ambiente. Tudo gente de gabarito, estupenda tripulação, o Lucy à última da hora também se propôs ir connosco eu tinha entrado no vaivém e lá foi ele num ápice a buscar o escafandro e o capacete de esmeralda, afinal não iria fazer falta a aragem engole-se que é um regalo. Era já noite entrada quando aterrámos. Uma lua de intensos raios iluminava tudo. Ouviam-se risos para noroeste. Um som de flauta, um zumbido intraduzível que te posso apenas sugerir, falta-me jeito para profeta de certos mesteres triviais, mas crê que era tudo uma nova volúpia. No écran da esquerda nada se via. O da direita ficara iluminado a valer. Como sabes sempre enjoei um bocado a altas velocidades, mas o que se divisava era duma beleza inigualável: jornadas de trinta mil quilómetros, upa, sou capaz de me aguentar daqui até lá sem beber água, quando deixámos de pairar sobre as vagas as flores vieram todas, como doidas, pousar-nos nos cabelos e de repente achei-me sem ar, sem negrume, sem apetite, rodava como uma bola de vidro, entrava na velhice, coçava-me sem dar por isso e de repente tudo acabou. Tínhamos chegado.
Eram tendas, tendas e cabanas de tijolo. Perto, um ribeiro repleto de canaviais, salsa e hortelã, outras ervas banais e benignas, ovelhas e cabras, um ou outro cavalo, meia dúzia de burros. E seres a que depois chamámos homens.
De modo que cá estamos vai já para três semanas e, crê no que te digo, ainda nem sequer apresentei relatório. Como, bebo, até me parece que engordei um bocado. Das sete às nove leio sobre a teoria das coisas plásticas. Eles acreditam em feitiçarias, banham-se de manhã nas águas mais profundas, uma das morenas até me vai ensinar a pescar. Pelo meu lado, ensino-lhe a ciência dos cosméticos. É taful, mexe-se que é um regalo e gosta de me ouvir contar-lhe balelas. O pai é cameleiro e nunca viu mais mundo que o que termina no horizonte. O seu antepassado, um tal Enkidu, ensinou-lhe a fazer vinho e a tecer a lã, eu já lhe dei umas noções de ourivesaria e creio que dará um bom ferreiro. Vamos a ver.
O Beemoth vi-o ontem: ia de braço dado com uma garina esbelta mas de boa peida, olhos rinchões, tás a ver. Veremos o que isto dá. Logo comunico com o lar pelas ondas alfa, dá certo conforto ver o pontinho de luz lá no alto, mesmo sendo um sacripanta o comandante irá gostar disto aqui, insisti com ele para que descesse. Há por estes sítios gente com interesse, têm muitas virtualidades fora a inocência, não sei ainda se daqui a uma semana iremos passar para as terras do lado de lá do deserto.
Há bocado ofereceram-me um assado de pavão real. Acompanhei-o com um moscatel que não te digo nada. Sinto-me cheio de genica, o Iblis vai retransmitir isto em diferido.
Abraça-te sem sofrimento, mesmo levando em conta a ausência, o teu velho

                                                                  Samyaza, o língua ágil



Criação do Homem, cartão para tapeçaria

                                                                         
    
UMA TARDE COM OS MARX BROTHERS

O transferidor, dizia, vai de mão a mão
com inúmeras recordações dentro: cadernos
listas de gente com telefone, pequenas
e inúteis resmas de algarismos
transformados. Suponhamos que sobre uma face
apoiamos um dedo, a ponta
dum dedo indicador: a imagem cresce
e ocupa o nosso horizonte, depois
tudo cessa. Nem figura nem número
nem ruídos repentinos e fotografias finais.
Onde estão as lembranças
dizia o outro, quais
as definitivas lembranças minhas
tuas, do que primeiro ocupou
este compartimento? Risca-se
da terra do norte à terra do noroeste
- um borrão, contudo, chama-nos à
realidade solene, de quem
acumula degradações. Recordo, de Giotto
a crucificação entre edifícios não de
todo naturais: é sempre
possível comparar, amar inteiramente
o vazio. Bandeiras
véus fugidios, tudo enfim
como se de dentro a estrutura saísse
e fosse nuvem, fosse transparência
interminável, deslocando-se incerta

multiplicada. Um bolo
e uma sandes de queijo, um livro
sujo e perdido
- prováveis como alguém que telefona
que conhece se vai ou não vai chover
que sabe usar o sim e o não
fora e dentro das manhãs. A régua
o compasso, o lápis
que carece de ser afeiçoado
- a realidade dos minutos insuspeitos.

Mas - como alguém disse um dia -
os lábios vão sangrando
imersos em negrume
sob as árvores do parque. A mão, contudo
enrosca-se
num lenço ensanguentado ou num
papel sem linhas.
Algures  entre corredores
entre pontos e traços, entre
sinais perpetuamente aparecidos e desaparecidos
os risos soltam-se
ressoam, ressaltam

e desfazem-se em ecos desenhados.


(fotos e ilustrações minhas)

1 comentário:

Anónimo disse...

Por debaixo de água, digamos, percebe-se a intenção. Numa poesia significatica, pós-genésica. Já agora, sugiro aos colegas comentadores que vejam, no Canal História,o programa de Giorgio A.Tsoukalos "Ancient Aliens". Não perderão o vosso tempo, garanto.

Licínio